
Em agosto de 2008 o escritor americano Nicholas Carr escreveu um artigo muito interessante para a revista Atlantic Magazine sob o título “Is Google making us stupid?”. Não escrevi aqui na época, mas achei o artigo muito interessante, e o remeti por email a diversos amigos. Nele Carr discutia como a nossa forma de ler – e de pensar - está sendo afetada pela internet.
A leitura (e a pesquisa0 online é essencialmente diferente da forma tradicional, na medida em que saltamos de referência em referência, lendo apenas algumas linhas de cada texto, em busca do que achamos ser a idéia central. Este processo evidentemente falho, e esquecemos boa parte do que “lemos” passados poucos minutos.
O teórico Marshall McLuhan (aquele mesmo dos 15 minutos de fama e do “the media is the message” escreveu, lá nos anos 60 que o veículo (media) não é apenas um canal passivo para o transporte da informação, mas na verdade molda a forma como a mesma é absorvida e processada. Em outras palavras, o veículo molda a nossa forma de pensar. E é exatamente para isso que Carr chamava a atenção.
Agora Carr levou a questão um passo adiante e lançou o livro “The shallows: what the internet is doing to our brains”. Já comprei o meu em versão digital na Amazon e baixei para o meu Kindle. Prometo comentar assim que tiver lido.
Coincidentemente, ou não, o NY Times de 22 de agosto traz o seguinte depoimento de Nicholas Negroponte: “Adoro o meu Ipad, mas minha habilidade para ler qualquer narrativa mais longa de certa forma desapareceu, pois sou continuamente tentado a verificar meu email, a buscar alguma palavra ou simplesmente sair clicando.” (Leia aqui o artigo)
Bem falou José Saramago, ao comentar o Twitter, onde as mensagens são limitadas a 140 caracteres: “Mais um passo em direção ao grunhido”.
É o grunhido, a imbecilização, que está tomando conta da nossa sociedade tornando as conversas instigantes e inteligentes cada vez mais raras.
Um comentário:
E eu conferi o blog do meu iPad... Antes relutava tanto com essas modernidades, pois nao e' que aderi completamente (dentro dos meus limites de nova usuaria" ao mundo "i" da Apple?
Otima leitura proporcionada pelo amigo.
Beijos,
Socia
Postar um comentário