sexta-feira, 30 de julho de 2010

Furtwängler - Ainda genial 66 anos depois


Outro dia ouvi novamente a gravação feita em 1942 da nona simfonia de Beethoven, com Furtwängler regendo a Filarmônica de Berlin. Realizada enquanto as bombas caíam na Alemanha, essa gravação é simplesmente fantásticas. Claro, as limitações técnicas são evidentes, a gravação é mono, há algum ruído e a dinãmica é limitada. Mas a interpretação é magnífica. O Adágio é simplesmente sublime, e o final é vibrante, forte.

A gravação é uma remasterização feita pelo selo japonês Opus Kura. Um registro insuperável, mesmo após tantos anos. Atestado da genialidade desse maestro, tão incompreendido e atacado no pós-guerra por ter decidido ficar na Alemanha.

O disco é difícil de achar, dei o meu de presente a um grande amigo, e tive que pesquisar muito para encontrar outro, mas valeu a pena. Para quem quiser, o número do catálogo na cdconnection.com é 1003327.

Nenhum comentário: